domingo, 23 de outubro de 2011

Como fazer sabão em barra em casa com óleo de cozinha usado

SABÃO ECOLÓGICO

Todo o óleo que usamos na cozinha e que iria contaminar o meio ambiente, pode virar sabão, deixando, assim, de poluir as águas e a atmosfera e contribuir para diminuir o aquecimento global.
Segundo o professor do Centro de Estudos Integrados sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Alexandre D’Avignon, “a decomposição do óleo de cozinha emite metano na atmosfera, um dos principais gases causadores do efeito estufa, que contribui para o aquecimento da terra. O óleo de cozinha que vai para o ralo da pia chega ao oceano pelas redes de esgoto. Em contato com água do mar, esse resíduo líquido passa por reações químicas que resultam em emissão de metano.”

Filtrando o óleo de cozinha usado e misturando-o, aquecido, à soda cáustica, aromatizante e água, você conseguirá fazer sabão em barra.
A soda, no entanto, é tóxica, e é preciso usar luvas para evitar queimaduras na pele e tomar cuidado com as vias respiratórias.

Depois de pronto, o sabão pode ser colocado em potes ou, se preferir, pode ser feito em um tabuleiro para ser cortado em barras.

Este sabão é biodegradável e se decompõe por bactérias depois de usado. É ecológico porque evita que o óleo chegue aos rios e cause degradação da água e impermeabilização do solo.

A receitinha:
  1. Peneire o óleo para retirar os resíduos e impurezas;
  2. Aqueça o óleo sem deixar ferver;
  3. Use luvas e adicione soda cáustica (350ml para cada litro de óleo);
  4. Para dar perfume ao sabão, adicione 1ml de aromatizante ou amaciante.
  5. Mexa lentamente durante 20minutos;
  6. Deixe descansar por um dia se for cortar em barras;
  7. Após uma semana o sabão está pronto para ser usado.

Nenhum comentário: